segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Saudades... de algo que não volta, de um sorriso que não se vê mais, de você.

Olá.
Então, faz tempo que não posto nada e me deu vontade de postar. Faço isso de madrugada porque nada me distrairá a essa hora. Olhando nos temas que tinha por escrever, achei um que se encaixa perfeitamente ao meu dia de hoje: saudade. 
O que é a saudade? Segundo Rubem Alves, "saudade é a nossa alma dizendo para onde quer voltar.". Para Martha Medeiros, é um pouco diferente: "Saudade é não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.". Para mim? A saudade é aquilo que eu não consigo explicar, por mais que eu queira. Este é um sentimento que todos estão aptos a sentir. Seja saudades de um amigo, de um familiar; seja de um lugar que visitava; seja de um programa que não passa mais. Qualquer tipo que seja, é o sentimento de algo faltando. 
Quem nunca sentiu vontade de ter algo de volta? Quem nunca quis ver alguém pela última vez? Quem nunca pensou numa pessoa e se sentiu triste pela distância que os separam? Pois é, eu junto tudo isso num sentimento só: a perda. Hoje, isso se tornou muito presente. O incêndio que ocorreu em Santa Maria, RS, mobilizou o país. Nas redes de televisão, só se falava sobre isso. Logo que acordei, já recebi a notícia. Não quis acreditar. Há onze meses, era eu quem estava passando por tal angústia e eu me coloquei no mesmo lugar que essas pessoas. Tentei imaginar como estavam se sentindo, mas não consegui imaginar tanta dor. No meu caso, houve somente uma morte em um acidente, não mais de duzentas. Uma das frases mais tristes que li hoje foi sobre os bombeiros ouvirem os celulares tocando o tempo todo, além da que o bombeiro teria visto um celular com cento e quatro ligações perdidas da mãe de uma vítima. No fim, passei o dia inteiro nesses pensamentos. Vi de tudo: gente sendo solidária, gente sendo arrogante, gente sem um pingo de humanidade e respeito, gente que pretende achar culpados, gente que inventa histórias mirabolantes, e heróis. Sim, considero muito heroico o gesto de amigos que após saírem, voltaram e tentaram achar os seus amigos, morrendo na tentativa. Alguns diriam que foi burrice, mas eu penso diferente: esses eram amigos de verdade, nem a chama e a fumaça os impediram de ir atrás daqueles que realmente eram seus amigos. Pena que esse tão bravo ato e essa demonstração de amizade tenha sido o último suspiro deles. É, saudade é um sentimento que vai aflorar muito após esse incidente. Sim, eu entendo muito bem essa saudade e gostaria de ajudar muito quem perdeu alguém importante lá, mas o máximo que posso fazer é mandar a minha energia positiva e pensar nos falecidos estando bem, cuidando de sua família como puderem. 
A saudade se mostrou presente em mim hoje, mas de uma maneira diferente. Não me senti triste pela partida de meu irmão em momento algum, mas senti falta dele para compartilhar comigo esse momento. Sei que ele sempre esteve por perto, à exceção de quando pedi que me deixasse de lado para cuidar mais da minha prima, pois ela perdeu uma amiga nesse incêndio. Essa foi uma saudade saudável, saudade de um carinho, de um amigo eterno. Se hoje fiquei triste, foi por imaginar a tristeza de outros, foi por sentir a tristeza de minha prima. Hoje, a saudade se tornou boa, me fez bem. 
Muitos desejam agora que o tempo de outrora volte. Eu, porém, desejo que a vida continue. Não digo por aqueles que ficaram, mas por aqueles que um dia irão. A vida deve continuar e nós devemos preservá-la ao máximo. Meu desejo é esse: que a vida comece a ser tratada como o maior bem que possuímos, que a vida seja vivida da melhor maneira possível e que a vida não seja tirada por nada mais que não for a velhice.
Deixo duas perguntas: Tu, que hoje tens a liberdade de viver, vives tua vida como deves e respeitas ela? Tu, que reclama por tão pouco, continuarias reclamando se a vida fosse tirada na frente de seus olhos? Pois é, muita coisa pode mudar no pensamento das pessoas após a morte de conhecidos, mas por que esperar a morte dolorida para mudar? Viva o hoje, ame hoje, se entregue hoje, pois como muitos dizem, ninguém sabe do amanhã.

Em luto,
Pedro Meyer