terça-feira, 6 de novembro de 2012

Um futuro, uma escolha: ir ou não atrás dos sonhos?

Olá.
Então, como estava há um tempo sem postar, vim aqui para copiar um trabalho que fiz para o colégio e que tinha caráter reflexivo, somente para alimentar o blog. A intenção do trabalho era pegar três ideias apresentadas no filme "Os três idiotas" e fazer uma reflexão sobre a escolha profissional. O título do texto foi o mesmo que o desse post. Sem mais delongas, eis meu texto:

"Escolher o que fazer no futuro é uma árdua tarefa, ainda mais quando se está em uma idade de transição da adolescência para a fase adulta. Nem sempre a escolha será a certa, por isso é importante buscar conhecer o curso e testar, pois sem fazê-lo, não se sabe se é o rumo certo. Algo que torna mais complicada essa decisão, algumas vezes, é a influência da família. De tanto sonharem, acabam influenciando a pessoa, levando-a para um rumo desconhecido, incerto e que, talvez, venha a ser de um futuro infeliz.
Apesar dessa dificuldade, há um fator facilitador: as amizades. Os amigos são aqueles que procurarão apoiar o outro na decisão e buscar o melhor para o amigo. Além disso, são importantes ao longo da vida acadêmica também. Mesmo já trilhando o caminho, podemos nos perder no meio dele. São essas pessoas que estarão lá para ajudar a trilhar para o lado certo novamente.
O principal na escolha tem que ser a vontade de se fazer algo que goste e de ir atrás dos seus sonhos. Podemos não alcançá-los, mas nunca iremos saber se não tentarmos. É importante buscar os seus sonhos, correr atrás deles, por mais que possam parecer impossíveis. 
Todas ideias se unem em cima de uma mesma pessoa: família falando e falando, amigos contribuindo e tentando ajudar, e o coração mandando que a pessoa corra atrás de seus sonhos para ser feliz. Mesmo com todos esses fatores coexistindo, a pessoa deve ser decidida em sua escolha e buscar a sua felicidade. Esse é o momento de ser "egoísta" na vida, pensar somente em si e não ir atrás de outros, pois os sonhos a serem alcançados, junto com a busca da felicidade, são pessoais. Os outros tentarão destruir e diminuir os sonhos, mas temos que defendê-los. Sonhar nos ajuda a sermos felizes e isso é o que se quer do futuro."

Então, fiz esse texto numa segunda às 7:50 até às 8:20, não me culpem se estiver pequeno, ruim ou com erros. De qualquer forma, deixo a reflexão para todos aqueles que tem seus rumos incertos. Pretendia postar sobre isso mais na época pós vestibular, mas quem sabe possa ser útil agora.
Prometo que semana que vem os posts terão uma frequência boa de novo, tentarei fazer um a cada dois ou três dias.
Um grande abraço,
Pedro Meyer.