sábado, 21 de julho de 2012

Com licença, por favor, obrigado.

Olá.
Bom, hoje o dia me surpreendeu. Primeiro, acordei às 6:30 da madrugada (vulgo manhã para alguns). Fui jogar um vôlei na praia com meu tio. Pouco falo com ele e me veio com esse convite. Algo que eu sei é que sinto um grande respeito por ele, mesmo com o pouco contato que temos. Enfim, meu tema desse post é o respeito.
Com licença, por favor, obrigado. Pequenas expressões, mas que podem mudar totalmente o sentido de uma frase. Um "Pega essa cadeira" pode parecer muito mais sutil se adicionarmos um "por favor". Essas são palavras de respeito. Nos são ensinadas desde pequenos, às vezes até com a denominação "palavrinhas mágicas". Mágicas? É, mágicas, pois conseguem transformar o linguajar de uma pessoa de um jeito que pode vir a ser rude para um jeito respeitoso, de apreço ao próximo. 
Bom, eu falo de respeito porque é algo que vem faltando em muitas pessoas. Esse é um valor que parece que deixou de ser ensinado. "Para que respeitar o outro se eu posso fazer do meu jeito que é o que considero melhor?". Parece ser essa a mentalidade que se cria no ser humano. Isso não deveria acontecer. É muito bom respeitar e ser respeitado. Não se pode deixar de lado algo que faz bem por um desvalor mesquinho como o desrespeito. 
Respeito aos mais idosos. Respeitos às gestantes. Respeito às crianças. Respeito às diferenças. Respeito às religiões. Respeito ao mundo. Respeito à sociedade. Respeito ao trânsito. Respeito à vida.
Devemos respeitar muitas coisas. O que iremos perder deixando um senhor passar na frente em uma fila? Talvez possamos perder 2 minutos de nossas vidas, que podemos recuperar quando nós estivermos no lugar deles. Essas pessoas já passaram por muita coisa na vida e merecem ser respeitadas, pois continuam vivendo a vida e fazendo o que tem de fazer. O mesmo serve para as gestantes. Elas não carregam só a sua própria vida, mas como uma outra. Pode ser desconfortante tanto para o idoso quanto para a gestante ter que ficar em pé esperando numa fila.
Devemos respeitar mais. Quantas vezes não vemos uma criança e nos irritamos por ela estar sendo "chata", estar "incomodando"? Muitas. Mas agora me diga que culpa ela tem? Ela está fazendo o que aprendeu. Ela está aprendendo a ser que nem tu, que já tem a idade para ir e cuidar dela, para entender a visão dela, pois um dia já fosses uma também.
Devemos respeitar o outro como queremos ser respeitados. Quem nunca julgou uma outra pessoa pelo tom da pele, por usar um piercing, por ser de tal religião? Pois é, isso é preconceito. Preconceito racial, preconceito religoso, preconceito em sua totalidade. Eu julgo aquilo que não conheço, aquele que não conheço. Julgo pelo simples fato de ter o que acredito como verdade absoluta. Julgo por não saber respeitar. É muito melhor conhecer algo antes de se ter um julgamento, do que julgar e deixar de conhecer algo ou alguém que pode mudar sua vida.
Devemos simplesmente respeitar. Quantas vezes já não culpei o mundo de tudo sendo que me esqueci que eu sou parte desse mundo ruim que está se criando? Dizer que a culpa é do mundo é muito fácil, mas tentar ajudar o mundo a melhorar ninguém quer. E se a sociedade está se afundando? Mesma culpa tenho eu de não fazer o meu papel como cidadão. 
Devemos respeitar a vida. Quem nunca ouviu notícias de pessoas morrendo, seja qual for a circunstância? Pois é. Ontem e hoje vi cenas que me chocaram, relativas ao desrespeito a vida. Não me cabe falar aqui, mas que devemos respeitar a vida, devemos. Maioria das pessoas vive no trânsito diário, seja como pedestre ou como motorista. Não devemos nós pensar na vida no trânsito também? Sim, devemos, pois se desrespeitamos o trânsito, assim o fazemos com a vida.
Então, podemos ver que o respeito é algo fundamental. Eu adoro ser respeitado, duvido que exista alguém que não. Pois é, de tanto adorar, tento respeitar ao máximo meu próximo. A iniciativa de respeitar deve vir de nós mesmos.O respeito começa em casa. Devemos respeitar aqueles que nos criaram, sejam esses nossos pais, tios, avós, irmãos ou quem quer que seja. 
Acho que o texto em si já dá um bom tema para se refletir, mas deixo mais algumas questões: eu tenho postura respeitosa com os outros? Eu meço meu respeito dependendo da pessoa? É certo fazer isso? Eu gosto de ser respeitado? E eu respeito quem me respeita? 
Bom, quanto a minha parte, estou tranquilo, tento ser o mais respeitoso possível. Por favor, com licença, obrigado, me desculpe, tudo isso torna uma frase mais bonita, que tal tentar usar?
Então é isso.

Um grande abraço,
Pedro Meyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário