sexta-feira, 20 de julho de 2012

Quem nunca errou?

Olá. 
Por uma besteira, apaguei meu blog sem querer. Estou aqui de volta, em outro link, quase o mesmo. Tudo repostado, tudo em seu caminho. Enfim, erros acontecem.
Assim que fiz a besteira e vi que o blog aparecia como "inexistente", me veio o pensamento: "Como sou idiota, olha só o que fiz". Me julguei por ter errado. Ninguém me apontou e disse: Tu errou, tu é um idiota. Eu mesmo pensei assim. 
Pois é, a vida é cheia de erros e acertos. Temos que encarar tudo com maturidade, admitir que erramos e seguirmos em frente. Uma vez na vida todos erraremos, afinal, quem nunca errou? É da natureza humana errar, ninguém é perfeito.
O erro em si ocorre quando algo não sai do jeito que deveria ser. Errar faz parte da caminhada de qualquer pessoa. Junto à vida, o erro é um grande professor. O melhor jeito de se acertar é errando. Não sabemos de tudo, não conseguimos fazer as coisas na primeira vez. Ok, tem vezes que conseguimos, mas nem sempre. É pelo erro que achamos o caminho certo, que somos guiados a acertar. 
Uma palavra pequena, um sentido imenso. O erro é um alvo de julgamentos constantes. Somos marcados pelos nossos erros, mais do que pelos acertos. 
Com o erro, vem o perdão. O erro não é algo substancial somente, ele afeta os outros também. Retomando os textos passados, quantas vezes não erramos com nossos amigos? Ou erramos por não sermos simples em algo? Pois é. O erro é um processo: erramos, somos julgados pelo erro e, talvez, somos redimidos da culpa.
Quando se erra com outra pessoa, o melhor passo é o perdão. Um perdão sincero é a melhor cura. Uma amizade sobrevive de perdões. Não conseguimos agir sempre corretamente com nossos amigos, uma hora temos que errar. É através desses que ela se fortalece.
Enfim, não devemos nos julgar pelos erros que cometemos, nem devemos julgar os outros. Errar nos edifica como seres humanos.
Fica a pequena reflexão: Tenho consciência dos meus erros? Tenho tentado acertar sempre? Será que vale a pena querer estar certo sempre?
Pois é, pequenas perguntas que podem levar um dia inteiro até serem resolvidas. Em particular, eu tento fazer o meu melhor para não errar. O grande problema é quando se quer acertar demais e acaba se esquecendo do que é certo, acaba se pressionando mais ainda para o erro. Devemos viver errando e acertando, construindo nosso caráter como pessoa física. Não se julguem tanto por errar, descobri que não vale a pena. Os erros, às vezes, são tão pequenos que nem devemos nos incomodar com eles.
Bom, eu admito meu erro apagando o blog, eu me redimo dele e acredito que não precise me julgar mais por isso, o importante é eu estar escrevendo ainda, mesmo que em outro link.

Um grande abraço,
Pedro Meyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário