sexta-feira, 27 de julho de 2012

Egoísmo, algo bom ou ruim?

Olá.
Venho escrever hoje sobre um assunto que se mostra em duas faces, o egoísmo. Mas como assim duas faces? Eu considero o egoísmo bom e ruim, depende de como usado. Egoísmo é a necessidade de colocar aquilo que nos interesse à frente do que interessa aos outros, é pensar em nós antes do próximo. 
O lado ruim, todos já devemos saber. Quem nunca viu alguém que fosse egoísta, que quisesse que o mundo girasse em torno dela? É esse pensamento que não se deve cultivar quanto ao egoísmo. Não vivemos num mundo só nosso, dividimos ele com bilhões de pessoas, que não conheceremos o suficiente para fechar um bilhão. Há muito mais pessoas do que uma visão egoísta mostra. 
Também não podemos pensar só no egoísmo extremo, como no parágrafo anterior. Há várias demonstrações de egoísmo em grau menor. Podemos nem notar que estamos sendo egoístas, às vezes. Seja o motorista que para o carro na rua que não poderia, um passageiro que senta no acento preferencial, soltar um fogo de artifício para comemorar a vitória do seu time, sem pensar se há algum trabalhador que precise dormir para seu trabalho e que não torça para nenhum time. De várias maneiras podemos ser egoístas. A partir do momento em que ferimos o outro para nosso próprio bem, estamos usando erroneamente do egoísmo.
Mas há um jeito de usá-lo "bem"? Claro. O egoísmo pode ser bom também. Muitas vezes estamos sobrecarregados e não queremos decepcionar o outro, aceitamos coisas demais. De tão sobrecarregados, podemos acabar magoando alguém se não fizermos algo. Logo, ser egoísta pode ser bom. Negar algo que seja demais, pensando no bem do outro. Esse é o primeiro exemplo que me vem a mente quanto ao egoísmo se tornando um altruísmo. Se alguém tiver mais algum, se sinta a vontade para escrever.
Esse é um tema bem claro, algo que conseguimos ver facilmente na sociedade. O ciúmes é um jeito simples de demonstrar o egoísmo. Não o ciúmes normal, esse é mais uma forma de carinho pela pessoa, mas quando se atinge um ponto extremo, perto da possessividade. 
Vejo o egoísmo como algo mutável. Podemos mudar se quisermos. Todos já fomos egoístas alguma vez. O erro do egoísmo é ser constante. A partir do momento que se torna um vício, difícil de se tornar uma virtude.
De reflexão, só posso deixar duas perguntas: Sou egoísta? Sei que tipo de egoísmo estou praticando? 
Se pensarmos e revermos o que está acontecendo na nossa vida, podemos rever nossos conceitos. A mudança parte de nós, pois não tem como o egoísmo de outro ser a causa do nosso egoísmo. Nós que somos egoístas, nós que paremos de ser. 
Bom, eu sei que tenho coisas para mudar quanto ao egoísmo, tanto para o lado bom dele quanto para o ruim. A questão é que devo parar e pensar se vale a pena continuar com isso ou tentar mudar. Sei que tenho algo para mudar. A mudança não é tão fácil, mas pode valer muito a pena. Façamos o nosso melhor que já está de bom tamanho. 

Um grande abraço,
Pedro Meyer.

8 comentários:

  1. Hoje estava procurando algo, algum texto que me explanasse o real sentido do "egoismo" e posso te enfatizar que suas explicações foram brilhantes, mas brilhnates mesmo! Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber disso, Rita! Seus elogios me dão mais vontade ainda de voltar a escrever por aqui, se não fosse minha falta de tempo. Agradeço mesmo pelo seu comentário!

      Excluir
  2. cara realmente exelente! sem palavras ! agora o q vc pensa sobre a lei do desapego? para mim as pessoas aprende a deichar de sentir pelos outros!

    ResponderExcluir
  3. cara realmente exelente! sem palavras ! agora o q vc pensa sobre a lei do desapego? para mim as pessoas aprende a deichar de sentir pelos outros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Markelio, para mim, depende muito do caso. Afinal, tem coisas que considero bom se desapegar, assim como tem outras que eu não vejo como válidas de praticar isso. A questão toda parte de um só pensamento: o apego que eu sinto é possessivo demais ou é somente uma vontade de estar com a pessoa e viver ao lado dela? O apego possessivo torna uma relação, seja de amigos, seja de namorados, muito cansativo. A pessoa não consegue ter a sua independencia e atrapalha a do outro. Porém, se for um apego em que tu sentes falta da pessoa e quer ver ela um pouco mais do que vê, daí é saudável e recomendo. Eu acredito também que as pessoas podem aprender a deixar de sentir apego pelos outros, mas não acho isso bom não. Vivemos num tempo em que o desapego é muito recomendado, em prol de não sofrer. Mas acho ruim isso, precisamos sofrer um pouco para aprender também e se desapegar é basicamente desistir de aprender, desistir de viver uma vida completa. O desapego faz com que um relacionamento possa acabar sendo somente pessoas conhecidas e que não necessitam uma da outra, o que é completamente errado! O amor verdadeiro une duas pessoas numa só. Imagina se uma das partes resolve simplesmente partir sem mais nem menos pq estava praticando a cultura do desapego? Daí não rola, estaríamos caminhando pruma cultura de casamento racionais e não emocionais. "Caso pra não ficar sozinho, pra reproduzir, pra sei lá o que, mas não para estar com aquela pessoa, não preciso dela". Enfim, não sei se era isso que tinhas perguntado, mas isso que penso sobre essa cultura do desapego. Grande abraço e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Belo texto Pedro!
    Somente fiquei numa dúvida quanto ao egoísmo do bem.
    Será que somente serei um egoísta do bem quando estiver no limite de minhas capacidades e negar ao que me foi requisitado? O ser humano (ser pensante) dotado de emoções e vontades não pode optar pelo que acredita ser melhor, mesmo não sendo uma opção fundamentado na sua incapacidade e mesmo assim ser um egoísta do bem?
    Acredito que o egoísmo deveria ser menos criticado ou "criminalizado" em nossa sociedade, pois a força que o move o homem vem de suas vontades e se ele se abstiver de todas, não sobrará força ou prazer...
    Esses são os questionamentos que fiquei após a leitura, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pus meu nome, porque o computador não me permitiu, me chamo Gabriel.

      Excluir
    2. Boa tarde, Gabriel!

      Peço desculpas pela demora a responder, mas como é um blog em desuso, acabo não acompanhando o que acontece nele e vi hoje a notificação por e-mail.

      Então, se posso te ser bem sincero, há diversos pensamentos meus que mudaram ao longo dos tempos e de 5 anos para cá, desde quando escrevi o texto, minha vida mudou em vários sentidos que podem fazer a postura do mesmo também ser diferente. Afinal, escrevi com 17 anos, recém no início dos meus textos.

      Indo mais diretamente para o que perguntaste, vejo que o egoísmo tem seus lados e lados e minha postura de vida atual me leva mais a acreditar que o altruísmo tem uma capacidade absurdamente maior de mover o homem do que o egoísmo. Te digo isso por ver que o amor e o estar a disposição do outro te abre portas e te mostra caminhos, te faz mais empático e um ser humano melhor. Precisamos do egoísmo para viver também e com certeza criminalizá-lo não fará dele algo menor. Precisamos tomar decisões por nós mesmos e pensando no nosso bem, mas não devemos esquecer dos outros também. Apesar disso, se eu viver somente pelos outros e esquecer de me preocupar comigo mesmo, estarei igualmente errado. Este é o lado bom do egoísmo, te ajudar a perceber que tu também és um ser humano com tuas necessidades.

      Excluir