sábado, 21 de julho de 2012

Ser feliz é...

Olá.
Hoje, me sinto feliz. A felicidade é um dos temas que quando criei o blog pensei de cara, ainda mais depois de ler uma interessante definição no blog de uma amiga, na qual concordo. Com a devida permissão, o reproduzo aqui:

"Ser Feliz!
Será que é possível ser feliz sem roupas de marca, sem bens materiais caros? Acredito que sim, mas muitas pessoas acham que para ser feliz é preciso ter A roupa da moda, ou a marca mais cara, ter bens materiais caros, e tudo mais, mas eu tenho uma grande confissão à fazer... É POSSÍVEL SER FELIZ SEM TUDO ISSO! Posso estar sendo muito antiga, mas nossos pais viveram sem ter a roupa de marca, sem ter celular, computador, e estão ai, vivos e felizes, para eles toda essa tecnologia não fez falta, agora eles trabalham e podem comprar tudo, mas não gastam seu dinheiro, que foi conquistado com o maior esforço, com isso, pois eles sabem que se eles não morreram antes, eles não vão morrer agora, eles não se importam por não ter roupas caras, a maior tecnologia do mundo, tudo isso que nós jovens queremos, é só para dizermos que temos, ou que podemos ter, pois quando morrermos, isso não irá para o nosso caixão. Vamos parar para refletir se é preciso tudo de mais caro, para que sejamos felizes!"
Por trás de um sorriso, por Fernanda P. Franco.


Então, acho que o texto já diz tudo né? Não precisamos ter algo para sermos felizes. Como já dizia minha mãe: "Devemos pensar em SER, não em TER." Fui criado com essa percepção e sempre concordei com isso. O mundo precisa mais que sejamos alguém e não que tenhamos certa coisa.
Mas enfim, o tema é felicidade. Claro que o dito acima tem a ver com o tema, mas principalmente com o texto de minha amiga.
Enfim, o próprio título do texto já vem com uma reflexão: Ser feliz é... O que é ser feliz? O que me faz feliz? O que eu preciso para ser feliz? Perguntas difíceis, perguntas fáceis, tudo depende do ponto de vista. Difícil se eu não sei conceituar a minha felicidade, fácil se eu sei. Difícil se eu não me abro para ser feliz, fácil se já nasci aberto. Difícil se não permites que o teu semelhante seja feliz, fácil se vives tua felicidade com ele. 
Mas o que é a felicidade? A felicidade é definida de várias maneiras. Há quem diga que um sorriso é a felicidade, que um por do sol é a felicidade, que um pássaro voando é. Na minha visão, tudo isso é a felicidade, pois ela é um conjunto de pequenos momentos que te fazem ver e sentir que a vida vale a pena.
E ser feliz, o que é? Para cada um é diferente. Eu consigo ser feliz vendo o mar em sua constante harmonia com a areia, mas tem quem odeie areia e não goste do mar. Ser feliz é algo que cada um deve definir para si. Eu defino ser feliz como viver seus momentos de felicidade em sua plenitude, usar e abusar desses momentos, deixar a tristeza de lado e se abrir para ser feliz. 
Se eu esqueço o mundo, sou feliz? Talvez. Às vezes, esquecer de tudo é a melhor saída. Às vezes, o mundo pode te dar uma felicidade que sozinho nunca terias. Esquecendo tudo, esqueces os problemas, mas também esqueces os amigos. Eis o problema de se fechar para o mundo. Por pior que o mundo seja, os amigos estão nele e são eles que dão um apoio quando se está para baixo, são eles que compartilham a felicidade contigo, deixando ela maior ainda.
Voltando a outra questão, o que eu preciso para ser feliz? O texto antes citado exemplifica bem o que não precisamos ter. Eu acho que não preciso ter nada para ser feliz. Claro que tem bens materiais que ajudam um pouco, mas isso é a felicidade superficial. Há valores que podem te levar a uma felicidade que nenhum bem pode aumentar ou diminuir. O valor da simplicidade, o valor da dignidade, o valor da humildade. Uma felicidade simples, digna e humilde é a melhor que se pode ter. Ela não precisa de nada mais do que ser feliz, não precisa tirar do outro para tal e não se glorifica por ser do jeito que é.
Então, como estou deixando as reflexões pessoais para o fim, não podia faltar nesse: Sou feliz? Estou dando o meu máximo para ser feliz? Estou aberto à felicidade? Eu mesmo penso nisso agora e não sei o que responder. Muitas vezes achamos que somos felizes e não somos. Algo ou alguém pode vir e nos mostrar que podemos ser muito mais felizes se nos abrirmos ou se mudarmos algo em nossa vida.
Bom, agora é com cada um pensar no que faz de sua vida e se quer ser feliz ou não.

Um grande abraço,
Pedro Meyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário