quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como é bonita uma real amizade.


Olá.
Depois de falar da vida em si, nada mais justo do que falar aquilo que torna a vida mais bonita. É agora que cito a Amizade, com letra maiúscula e tudo mais.
Antes de começar a escrever, cito um trecho de uma amiga:

"É engraçado perceber como as coisas mudam rapidamente. As amizades que antes eram as que te faziam feliz, agora já não existem mais. O que era rotina, agora virou saudade. Pessoas que antes te faziam sorrir, hoje te fazem chorar. Enfim, TUDO muda e tu só percebe quando já é tarde."
Adaptado de Por trás de um sorriso, por Fernanda P. Franco. 

Pois é, a amizade é assim, volátil. 
Também, não pensemos que toda amizade acaba tão logo começa, pois nenhuma amizade é igual a outra. Tem pessoas que se veem todo dia e podem acabar a amizade quando perdem essa rotina. Tem, também, quem veja o amigo uma vez por semana e possa dizer que essa pessoa é uma grande amiga. O ponto é: não se define uma amizade.
Muitos podem ler e pensar: "Mas eu gosto tanto do meu amigo (a), sei que isso não irá acabar, eu sei que a amizade é grande e defino ela sim." Pois é, eis o erro, querer definir algo que cabe ao futuro decidir. As amizades são voláteis, volto a dizer, pois nunca se sabe do próximo dia. Uma pessoa se machucará muito mais se uma amizade nivelada acabar do que uma que foi vivida de forma singela. O melhor de tudo é viver uma amizade bonita, uma amizade que tu te entregue ao teu amigo e ele, em contraponto, se entregue a ti. A confiança é o ponto principal de uma amizade.
Cito-lhes um exemplo de amizade: o mesmo amigo ontem citado, Heitor, é uma pessoa que conheço somente através da internet. Ele, morador de São Paulo, tem uma confiança enorme em mim, morador de Porto Alegre, quilômetros de distância. Temos uma amizade de uns 4 anos. Nunca xinguei ele, nunca briguei sério com ele. Uma amizade simples, eu te respeito, tu me respeitas. Claro que já houve casos de um ter que falar para o outro que certa coisa estava errada e o outro aceitar, mas é isso que faz um verdadeiro amigo, é assim que se constitui a real amizade.
Sempre tive muitos problemas com esse assunto. Amizade é algo complicado. Cito-lhes o texto de minha amiga para meu próximo exemplo: "o que era rotina, agora virou saudade". Pois é. Já lhes disse que eu mudei de cidade quando menor. Nessa troca, deixei amigos para trás, entrei num novo grupo. Os amigos que tinha na minha cidade natal nunca deixaram de ser amigos. Volto para Florianópolis e sempre procuro marcar algo para revê-los, uma real amizade. Posso não falar muito com eles quando estou em Porto Alegre, mas sempre estão de braços abertos para me receber quando vou para lá.
Amizade é um tema que se tem muito a escrever. Por quê? Porque é algo que a vida ensina. Ensina a ver quem é um verdadeiro amigo. Ensina a ver por quem vale a pena a luta. Ensina a ver quem estará do seu lado. Pois é, não sei se já aprendi isso. Vejo pessoas que me acompanharam por um longo tempo e que hoje não sei mais o que dizer delas. "Amizade boa aquela que tivemos outrora", penso eu. O ruim da amizade é não saber quando ela muda. 
Muitas vezes, nos perdemos na estrada. O caminho se bifurca e pensamos que seguir por caminhos diferentes é melhor. Amigos entram, amigos saem. Assim é a vida. 
Não podemos nos apegar a um amigo a tal ponto em que nossa vida acabe junto com a amizade, mas sim vivermos de tal modo que a amizade seja uma fonte de alegria inesgotável.
As amizades são insubstituíveis. Isso não quer dizer que perder um amigo resultará em nunca mais ser feliz. Um amigo é insubstituível porque ninguém nunca passará pelos mesmos momentos contigo, ninguém nunca viverá ao seu lado aquele tempo que passasses com teu amigo.
Já perdi muitos amigos, já me distanciei deles tanto quanto eles se distanciaram de mim.
Bom, entrando em outro ponto, como católico, cito os amigos de fé. Num grupo de jovens, descobri grandes pessoas, grandes amigos. Muitos são mais velhos, alguns, mais novos. E a idade importa na amizade? Não. O que importa é que essas pessoas te fazem sentir bem. Com a minha fé, ganhei amigos de verdade. Não faz nem dois anos que participo desse grupo e já me abri para um novo mundo, um novo núcleo de amigos. Amigos com um mesmo ideal, com uma mente voltada para o mesmo lado. Para esses meus amigos, fica a música do vídeo abaixo e o meu abraço.



Como não podia faltar, deixo a minha reflexão diária: Quem é meu amigo? Por quem eu luto para manter uma boa amizade? Estou eu sendo um bom amigo?
Quanto a amizade, tenho minha mente tranquila, tento ser o melhor amigo que eu posso.
Bom, a amizade é um outro assunto longo, não cabe a mim dizer mais sobre isso. Reflitam sobre seus amigos.

Um grande abraço, 
Pedro Meyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário