sexta-feira, 27 de julho de 2012

Por trás de um sorriso.

Olá.
Então, para quem já leu os outros posts, já viu esse título duas vezes. Esse era o título do blog de uma amiga, a Fernanda. Era? Sim, foi deletado o blog para um novo início. Enfim, por que falo disso? Paro e penso um pouco, acho que todos escondemos um pouco de nós "por trás de um sorriso". Quem nunca se sentiu mal com algo, mas quis esconder? "Para quê incomodar o outro com isso?", pensamos.
Bom, cada um tem seus motivos particulares de se esconder. Eu acho que escondo certas coisas por não querer preocupar o outro, por achar que consigo resolver sozinho tudo aquilo que me incomoda.
Acho engraçado como algumas vezes somos tão abertos para falar de certa coisa e tão fechados quando o assunto chega a nós. Sei que sou assim, até para coisas banais às vezes. Mas por quê? Por que escondemos? Parece uma necessidade do ser humano. Não consegue se abrir para o mundo, ser quem realmente quer ser. E de onde veio isso? Eu penso que veio do mundo mesmo. Somos muito pressionados pelo mundo, pela sociedade.
Somos parte de um mundo onde poucas vezes temos voz. Se queremos falar, temos que dar um passo muito grande. A sociedade sempre está agindo, te julgando, te oprimindo. Talvez por parte disso venha o nosso silêncio, o nosso "querer esconder". Como ser aberto se posso ser julgado por tudo? Pois é, difícil não? Pois então, penso em outra vertente. Por que eu ligo tanto para ser julgado e me fecho? Acredito que crescemos com esse ideário, demoramos para mudá-lo. Dirijo essa última fala diretamente para jovens, pois são os mais atingidos por esse problema.
Mas então, o que fazer para não ficarmos sempre atrás de um sorriso? Que tal tentar não se importar com os outros primeiro? Ou simplesmente esquecer que eles existem? Talvez, deixar de lado os preconceitos e ser quem se quer ser? Depende da mente de cada um. Eu sei que eu vivo nesse dilema de parar de me importar com a opinião dos outros, tento trabalhar bastante disso.
Também não digo que não liguemos para nenhuma opinião, muitas vezes tem opiniões que nos ajudam a crescer. Devemos eliminar aquelas críticas nada construtivas que depreciam o ser humano em sua totalidade. Devemos aprender a discernir o que nos ajudará e o que não o fará.
Sei que eu não quero mais me esconder por trás de um sorriso. Se eu for sorrir, quero que o sorriso expresse a sua maior qualidade, mostrar que estou feliz. Não quero mais desperdiçar sorrisos com tristezas. Não quero forçar sorrisos se meu desejo for de chorar ou de simplesmente ficar sério.
Deixo as minhas reflexões básicas: O que eu escondo por trás de um sorriso? O que eu devo mostrar e que está escondido? Vale a pena eu tentar esconder tudo? Vale o esforço de não se importar com os outros? Sei discernir? 
Então, revisemos nossos conceitos, não vale a pena nos fecharmos para tudo. Podemos nos fechar para algo que pode nos fazer felizes. Isso não deve acontecer. Eu não quero isso para mim, espero que você também não. Vivamos felizes como somos, não como os outros querem que sejamos. 

Um grande abraço,
Pedro Meyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário