quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sei lá, talvez, pode ser.

Olá.
Hoje está sendo um dia complicado para escrever. Fiquei bastante nessa questão da indecisão. Sobre o que escrevo? O que eu posso postar? Mas... Mas... e mas... Pois é, de tanta indecisão, achei o tema, a própria indecisão.
Se sou indeciso? Sim, muito. Não gosto de tomar decisões, ainda mais apressadas. Se me dado certo tempo para pensar, não vejo problema em decidir, desde que eu não afete um todo. Algo ruim da decisão é que raramente se decide algo individual. A decisão adora envolver dois ou mais para chegarem a uma conclusão.
Mas enfim, é bom ou ruim ser indeciso? Não sei, depende da situação. Não é bom ser indeciso o tempo todo, assim como não é bom decidir tudo. Ao sempre seres indeciso, darás espaço para que os outros decidam por ti. Ao sempre seres decidido, tomarás a frente em qualquer situação, podendo causar um conflito de opiniões com outras pessoas decididas e apagando os indecisos. O bom é saber dosar. Eu posso ser indeciso em tal momento, mas quando preciso decidir algo, vou e faço. 
O que posso tirar de proveito disso? Depende de como sou. Se sou aberto a aceitar a opinião alheia, estou no passo certo. E se penso que só minha opinião que vale? É, estou muito errado.
Algo que sei é que posso tentar melhorar quanto a minha indecisão. Como não podia faltar tenho reflexões sobre isso: o que é melhor para mim, ser indeciso ou decidido na maioria do tempo? Sei dosar a minha indecisão? Sei me impor para decidir algo se não está indo para o rumo certo? Me escondo do problema e deixo que outros decidam?
A indecisão é algo que pode empacar a vida de alguém. Não devemos deixar ela tomar conta. Devemos perceber no nosso dia a dia o quão decididos somos. Devemos realmente nos julgar quanto a isso, para melhorar um pouco. É o que tento fazer e espero estar indo pelo melhor caminho, pois para mim está servindo.
Outro grande caminho que exige que sejamos decididos é na escolha profissional. Ou sendo mais simples, na escolha de qual curso fazer na faculdade. Convivo nesse meio, prestarei o vestibular no fim desse ano. Quanto a isso, já tomei minha decisão: quero fazer Arquitetura e urbanismo. Será? Pois é, nunca temos certeza se é esse o caminho que devemos seguir, se é isso que realmente faremos para a vida. Posso entrar no curso e não gostar dele, o deixando para trás; assim como posso me apaixonar e achar a minha profissão de cara.
Vejo pessoas desesperadas analisando as possibilidades, correndo contra o tempo. Essa é uma decisão complicada. Dizem que jovens sabem pouco da vida. De tão pouco saber, como julgar um por uma escolha errada? Esta é a época de errar, de tentar, de acertar. O futuro é uma variável que não tem fórmula para se decifrar, só podemos viver o presente de tal forma que entendamos para onde vamos. Se temos que pensar em algo, pensemos qual curso iremos tentar primeiro. Essa é a palavra certa para combater essa indecisão: Tentar.
Acho que é válido botar novas reflexões disso também: Estou tranquilo e apto a tentar? Vale a pena eu correr contra o tempo por algo que pode ser o que eu não quero, mas que foi escolhido pela pressa?
O tempo passa rápido se nos preocupamos com ele, devemos levar isso com a maior tranquilidade possível. Eu levo assim e estou bem. Estou apto a tentar, estou pensando no que acredito ser o meu futuro. Se não for? Sou jovem, tenho tempo. 

Um grande abraço,
Pedro Meyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário