terça-feira, 7 de agosto de 2012

A melodia da vida.

Olá.
Hoje venho falar de um tema um tanto quanto diferente e totalmente pessoal: a música. Acho que só apresentando o tema já se entende o porquê do "totalmente pessoal". Cada um tem seu gosto, cada um aprecia certo tipo de música, cada um abstrai um sentimento diferente de uma mesma música, cada um pode usar a música do jeito que quiser.
Por essas e outras, digo que a vida é regida por uma melodia. Não há uma pessoa que não tenha uma música que só de tocar a lembre de algo. Seja a trilha sonora de um filme, a abertura de um desenho em sua infância, a música de um digimon evoluindo (que até hoje eu adoro e me arrepio). Enfim, cada um com seus gostos. Se estou feliz ouvindo Brave heart e me emocionando, isso é o que importa. 
Qual é a melodia da minha vida? Não sei, ela está sempre mudando. Ela é igual à música que gruda na minha cabeça no momento. Cito exemplos atuais, antes das olimpíadas que me tiraram do VH1, que são as músicas Somebody that i used to know e Payphone. Ambas ficaram um tempo na minha cabeça, a ponto de ir ler a letra algumas vezes. Digo que esse post está sendo regido por músicas, pois dela também vem a inspiração. 
Cada música nos passa uma mensagem. Isso é, dependendo do que se ouve. Não pense que uma música que fala da Segunda Guerra Mundial queira passar a mensagem de que deves ir para a guerra e morrer lá. Deve-se entender o que a música quer dizer antes de se tirar conclusões. Se procurarmos, poderemos ver que tem músicas com lindas histórias por trás. Cito de exemplo duas músicas que acho muito bonitas: My immortal, que ilustra bem a situação atual por aqui, e Firework, que passa uma ideia de que nós podemos superar nossos problemas, sermos maiores do que pensamos, salvarmos nossas vidas, para assim, vivermos do jeito que nos trará a felicidade.
Qual a melodia da sua vida? Pode ser um rock, um pop, um samba ou até um funk. Em parte, tento não julgar o gosto dos outros. Muitos caem em cima do funk, por exemplo. Eu não gosto muito de funk, talvez não tenha escutado os que valem a pena. Sempre há uma música de um estilo musical que a pessoa possa vir a gostar. Não sou a melhor pessoa para falar de música em geral, mas sei que há um grande preconceito quanto a esse assunto. Volto a dizer: é algo pessoal. 
Das melodias de nossas vidas, saem reflexões básicas. Qual melodia quero para mim? Quero me manter na paz de um piano? Prefiro passar meu dia agitado com um rock? Pois é, uma escolha pessoal, escolhamos o que queremos e sigamos nesse caminho. 
Claro que há também quem não goste de música ou simplesmente não ouça. Eu costumo ouvir poucas músicas mesmo, só se a tv fica ligada no VH1 mesmo. Ainda assim, presto atenção em algumas músicas. Deixo algumas músicas de reflexão: I won't give up (http://letras.mus.br/jason-mraz/1968065/), Firework (http://letras.mus.br/katy-perry/1731882/), Somebody that i used to know (http://www.vagalume.com.br/gotye/somebody-that-i-used-to-know-feat-kimbra.html) e True colors (http://letras.mus.br/glee/1591420/ - é original de Cindy Lauper, mas eu prefiro a versão do Glee). 
Cada uma fala de um assunto, mas todas, de uma maneira ou outra, falam de não desistir na adversidade, seja no amor, na amizade, frente ao mundo ou frente a você mesmo. Leiam as letras, reflitam sobre elas.
Também deixo perguntas normais, foras dessas músicas: Eu presto atenção na melodia da minha vida? Eu consigo senti-la? Eu a vivencio? Se não, não vale a pena tentar? 
Acho que desse tema se pode tirar pouco de reflexão sem usar as músicas em si mesmo, mas que vale a pena tentar usar e abusar da melodia que nossa vida tem, isso vale. Volto a dizer, várias músicas tem significado para nós, cada uma pode simbolizar uma coisa, por mais infantil que possa parecer a música. Quanto a isso, cito um exemplo de uma música que adoro pelo sentido dela: O palhaço (mais calma: http://letras.mus.br/grecco/1309357/ ou mais agitada: http://www.cifras.com.br/cifra/grecco/o-palhaco). Quebrando o tabu de músicas estrangeiros, posto essa em português. É uma música que vale a pena ouvir também, mas é de rumo católica, pode não interessar muito a todos.
Enfim, acho que cada um tem uma música que tenha grande importância, eu já botei algumas que fazem parte de minha vida, bem atuais. Eu vivo com essa melodias, você vive com quais?

Um grande abraço,
Pedro Meyer.

Um comentário:

  1. Adorei a postagem!

    As músicas que estão presentes na minha playlist atualmente são: I Won't Give Up, Without You, I Was Here e Roots Before Branches, todas em versões cantadas pela Lea Michele e não as originais...

    Achei muito interessante o rumo dessa postagem! Pude repensar muita coisa e avaliar a relação entre as músicas que eu escuto e o meu momento atual!

    ResponderExcluir