quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Os obstáculos no meio do caminho.

Olá.
Em nossas vidas, passamos sempre por alguns obstáculos. Empecilhos, problemas, aparecem no meio e nos retardam, nos impedem de continuar. Isso é, infelizmente, inevitável. Por mais que lutemos para que nossa vida seja normal, não conseguimos deter, impedir que os problemas ocorram. Vivo com algum problema pendente. Quando me livro de um, aparece outro com uma dimensão diferente. Esse é um mistério da vida, conseguir vivê-la com os problemas, apesar deles.
Há uma diversidade quando o assunto é esse, nem todo problema vem para causar um mal e ficar tão somente com essa parte. A parte boa do problema é o aprendizado. Não que seja exclusivamente boa essa parte. O ensinamento provém do problema, é variável. Cada problema pode, ou não, trazer algo novo. Com um de meus problemas atuais, aprendi a não confiar tanto em certas pessoas. Aqueles que te dão um sorriso amigo, podem ser os que estarão contra ti no próximo dia. Com outro problema, aprendo que temos que saber os nossos limites. Não podemos sobrepor um limite se não estivermos aptos para isso. Por isso tem esse nome: limite, não se deve ser passado. Enfim, todo problema tem um ensinamento, nem todos úteis.
Os problemas se apresentam como retardadores. Nos atrasam, nos atrapalham. Quanto tempo não passamos pensando nos problemas? Tem pessoas quem passe o dia todo só com a mente neles. Sou adepto de uma filosofia: Para quê passar o tempo todo só pensando no problema ao invés de agir para acabar com ele? Não vou ser hipócrita também e dizer que eu sempre corro atrás das soluções. Não fico parado vendo o problema. A única excessão é quando o problema não me interfere em nada na vida ou não é meu.
Também tem esse porém, os problemas nem sempre são individuais. Atinge grupos às vezes. Podem ser sérios esses problemas. Cito um que acontece comigo, um grupo é bem dividido, mas tem um mesmo ideal para o fim do ano. Nessa divisão, não se há um acordo. O problema toma corpo, as soluções não. Chegou ao ponto de alguém de fora intervir e por um ponto final em tudo. Isso pode ser causa de grandes separações, por isso, deve-se tomar cuidado para que não seja levado muito longe o problema.
Mas então, para que viver atrás de problemas e mais problemas? A vida é mais que só problemas. Eles nos impedem de viver, que tal nós impedirmos eles de existirem? Seguirmos a vida com uma mente mais clara, mais aberta para o novo, para a paz. Odeio os problemas, eles me enchem demais a cabeça. Deixo de prestar atenção na aula, ou demoro a dormir pensando neles. Para quê? Devo ir atrás das soluções. Se não acho sozinho, procuro com meus amigos, com as pessoas que eu sei que podem me ajudar, ou até com meus pais, mesmo que haja vergonha de se tratar certos assuntos.
Sei que eu não quero esses problemas mais. Deixo de reflexões: O que é a maior causa dos meus problemas? O que eu aprendo com eles? Será que vale a pena seguir nisso? Consigo deixar meus problemas de lado pelo menos 10 minutos de meu dia? Que tal seguir uma nova vida: não pegar problemas de ninguém, não se sufocar com isso? 
Sei que tenho pego problemas demais para mim, não quero mais isso. Aprendo com meus erros, com meus problemas. Errei ao resolver os problemas que não tinham nada a ver comigo. Dar um conselho? Tranquilo, é o mínimo que posso fazer como amigo, mas tomar todas as dores e viver o problema, nem sempre conseguimos. Eu já tentei isso, quem me conhece sabe do grande problema que tive nesse mês, era um problema que eu não podia aguentar. Larguei ele, não sou capaz de resolvê-lo. Problemas sérios demais cabem a própria pessoa resolver.
Fica essa reflexão e o pedido: não tomem o que não devem tomar, problemas todos tem, mas poucos sabem resolver. Ensine a resolver, não resolva para o outro. Que nem no ditado do pescador. Também fica um segundo pedido: larguem os problemas! Vivam um dia sem eles e verão que tudo fica melhor. 

Um grande abraço,
Pedro Meyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário