segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Com a minha mente, vou a mil lugares.

Olá.
Então, hoje decidi escrever sobre um tema diferente. Estou fazendo um desenho na contracapa de meu caderno. Nele, coloco símbolos de coisas que gosto. Há uma pokébola, uma carta de Magic: The gathering, um sabre de luz, um crucifixo, o símbolo do Digimon Tamers, por aí vai. Eu gosto desses jogos, animes, filmes. Me mostra uma realidade diferente.
Podem falar que isso é tudo ficção científica ou desenhos, para mim não importa. Por mais que possam parecer algo irreal, eles mostram algo de nossas realidades. O único dos citados que eu digo que não passa um grande ensinamento é o Magic: The gathering. Ainda assim, ensina as estratégias, mostra um outro mundo também. Há uma grande história por trás desse jogo, por trás de cada uma das diversas séries. Nessas histórias que se encaixa a nossa realidade.
Acho muito interessante esse ideia de criar um mundo completamente diferente, o que devem ter notado pela parte do Pokémon, Star wars e Digimon. É de uma criatividade imensa criar um novo mundo. Um mundo onde humanos convivem lutando com seus amigos pokémons, ou com um parceiro digital. Uma galáxia onde impérios se conflitam, numa rivalidade entre jedis e siths.
Eu sei que esse é um blog de reflexões, tanto é que isso foi apenas uma introdução, a reflexão será desses mundos. Vejo muitos valores e um aprendizado enorme com cada um. Um desses é a amizade. Quem acompanha pokémon, ou viu algum episódio, sabe da grande parceria do Ash com o Pikachu. Ou então dos grupos formados para uma jornada. Fazem de tudo pelos amigos, lutam pelos amigos, evoluem como amigos. Uma bonita amizade em um desenho. Vejo parte de responsabilidade também: um treinador e seu parceiro, um responsável pelo outro, pelo bem estar de todos. A determinação, o foco. A vontade de vencer, sem pisar nos outros. O carinho com os pokémons. Tudo isso se aprende em um desenho.
Indo para outro mundo, podemos ver os mesmos valores, talvez até mais intensos. Falo do mundo digital de Digimon. Nele, um parceiro não perde somente a batalha, como perde a vida ou volta a ser um ovo. Apresenta várias temporadas, cada uma com um intuito. A primeira é a que mais mostra os valores. Para que os digimons evoluam, necessitam de algo do seu parceiro, como o amor, a coragem, a sabedoria, etc.. Cada cena que ocorre algo do gênero.
O post parece meio infantil? Ok, vou falar das partes mais sérias, para adultos. O filme antes citado seria uma ficção científica, para um público adulto já. Há muito nessa saga. A dedicação de um mestre com seu aluno. A escolha entre o bem e o mal. O perdão de um filho. Cenas bonitas, algumas marcantes. Por mais que o clima do filme sejam realmente guerras, conseguimos absorver isso. O valor da amizade está muito presente nisso também. Quem enfrentaria um exército para salvar seus amigos? Quem voltaria atrás depois de ter escolhido o mal? Tudo isso o filme nos proporciona de uma maneira diferente.
Então, eu penso muito quanto a tudo isso. Já imaginei como seria a minha vida em diversos mundos. Seja no mundo mágico das cartas de Yu-gi-oh, seja no mundo onde uma beyblade fique girando por 20 minutos e não caia, seja num mundo onde eu almejasse ser o mestre pokémon. Eu acredito que tudo isso estimule a criatividade da pessoa. Na nossa mente, criamos diversos mundos. Eu já usei muito do desenho para expressar o que eu gostaria de ter nesse mundo, o que eu gostaria de fazer. Quem nunca?
Não vejo esses pensamentos como infantis. Os sonhos não são características de crianças. Talvez seja porque as crianças tem muito mais sonhos e muito mais vontade de alcançá-los. Eu sou um adolescente, quase adulto, mas vivo viajando em meus pensamentos. Se eu disser que já até capturei um pokémon dormindo, podem me taxar de louco. De fato sou, louco pela imaginação, pela criação. 
Cito um trecho da abertura de um anime: "Com a minha mente, vou a mil lugares. Imaginação me dá forças pra voar. Sonhos desejamos alcançar, ser alguém com um poder maior que você já tem." Claro que é um anime de lutas, o que dá mais sentido para a música, mas ainda assim, mostra tudo que eu sinto em mim. A nossa mente permite isso, ela é ilimitada. Quem nunca criou um mundo só seu?
Então, deixo esses pensamentos. Além disso, ficam as perguntas básicas: já imaginei a minha vida de um outro jeito, não necessariamente em outro mundo? Eu uso a minha imaginação, a minha criatividade? Vou a mil lugares com a minha mente? Busco meus sonhos? Sonho muito? Gosto de sonhar, seja inconsciente ou acordado? Levo meus sonhos a proporções maiores do que o mundo me permite?
Pois é, eu sei que sonho alto. Sonho muito, seja dormindo ou acordado. Ainda prefiro aqueles em que estou dormindo, pois são os que consigo viver o sonho em sua totalidade. Não desmereço os que tenho acordado, são muito bons também, ainda mais para o tédio. Eu procuro sonhar, buscar meu sonho. Sei que não conseguirei ser um mestre pokémon, nem um jedi, mas ainda assim, serei o melhor amigo que eu possa ser daqueles que me quiserem como amigo, terei os valores de um jedi, como o comprometimento, a justiça, a força de vontade. Não taxemos os outros por gostarem de uma coisa ou outra, cada um estimula a sua imaginação como acha melhor. Eu vou a mil lugares com a minha mente, e adoro isso.

Um grande abraço,
Pedro Meyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário