quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cultura de tolos.

Olá.
Então, hoje fui dar uma volta com uns colegas e começamos a conversar. No meio da conversa, veio um vídeo e uma lista: Os 100 maiores brasileiros de todos os tempos. Se não chegou a ver, é uma lista proposta pelo SBT para chegar às 100 pessoas que foram mais importantes na história do Brasil em todos os tempos.
Bom, eu vi parte dela e achei isso uma grande piada. Se formos analisar o nome dado a lista, logo pensamos que surgirão pessoas de real importância na nossa sociedade. Preciso dizer que isso não ocorre? É, infelizmente não ocorre. Claro que tem a presença de figuras importantes, mas tem algumas que nem vale a pena citar. Quem? Joelma, Michel Teló, Luan Santana, Lampião, Neymar, Bispo Edir Macedo, e por aí vai. 
Então se vem as perguntas: Mas por que esses nomes? Eles não são importantes para o Brasil? Para alguém, podem até ser. Não julgo os fãs e afins. O problema é que eu não vejo uma utilidade no país para algum cantor que se tornou moda, tornando ele um dos 100 maiores de todos os tempos. Assim como não vejo um assassino, estuprador e arruaceiro que nem o Lampião; um jogador de futebol em início de carreira, como o Neymar; um bispo evangélico acusado de lavagem de dinheiro e afins, como Edir Macedo. Isso são só alguns. 
Não pretendo falar da lista toda, nem de mais alguém dela, meu foco é o povo brasileiro. Como que o povo pode eleger essas pessoas? Que cultura estamos criando elegendo os 100 maiores brasileiros de todos os tempos com modas e figuras populares? Isso se deve à alienação da sociedade. Sim, estamos nos adaptando a essa cultura. Essa mesmo, a cultura do Neymar, da Joelma, do Luan Santana, formada de "modinhas", de falta de conhecimento, de alienados para os fatos do seu próprio país.
Admito, tem nomes na lista que não conheço e que foram importantes para o Brasil. Mas não é por conta disso que eu iria colocar o compositor do "grande" hit "Ai, se eu te pego" na lista. Está se criando a ideia de que aquilo que está na mídia é o melhor, se não estiver passando nas grandes emissoras televisivas, não vale a pena. É, leitor, esse é o rumo que teu país está tomando. Penso mais longe: e as pessoas de outras nações que olham essa lista e veem o tiririca perto dos 50 mais importantes de todos os tempos? Essa é a imagem que está se criando do nosso país, um bando de alienados que elege assassinos, criminosos, jogadores de futebol e cantores para representar o seu próprio país. 
É a política do "Pão e circo", uma cultura de tolos se formando. Ganhamos um entretenimento, perdemos a cultura. De que vale essa troca? Para as empresas, muito. Para nós, nada. É isso que está acontecendo. Pessoas ligando para votar no Luan Santana como maior brasileiro de todos os tempos, ou para decidir quem ganha 1,5 milhão de reais. Novelas retratando a "realidade" nossa, mostrando cenas de agressão, vingança e ódio o tempo todo. Jornais televisivos mostrando o que preferem mostrar, do jeito que preferem. A realidade é algo que está se tornando irreal na mídia. E como ficamos nós? Afetados por isso, tanto na sociedade quanto na nossa mente. Ficamos alienados.
Deixo as reflexões: O que eu considero importante do meu país? Vivo nessa cultura de tolos ou consigo me encaixar na sociedade, vendo a sua realidade? Estou alienado? O que posso fazer para tentar melhorar isso?
Tudo começa com um pequeno passo. Não vou dizer para uma fã de Calipso que pare de ouvir a música deles, mas posso dizer para talvez pensar um pouco mais sobre o que realmente importa no nosso país, para que pense melhor antes de botar a Joelma na lista. Não nos alienemos, não vale a pena. Não devemos perder a nossa cultura, pois é algo muito importante. Tanto a cultura de um país quanto a nossa própria, o nosso conhecimento. Como já disse, posso não ter o maior conhecimento sobre o meu país e sua cultura, mas pelo menos não me alieno dessas coisas. Esse é o meu primeiro passo.

Um grande abraço,
Pedro Meyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário