quarta-feira, 1 de agosto de 2012

... o que nós fazemos dele!

Olá.
Então, venho para continuar o post de ontem, mostrando um pouco mais sobre o mundo. Para começar, vou botar uma frase que acabei de ler por aqui:

"O mundo sofre muito. Não por causa da violência das pessoas más, mas pelo silêncio das pessoas boas."  Napoleão.

Bom, se a citação é realmente dele ou não, não sei, espero que sim. Enfim, o que importa não é quem escreveu, mas sim o escrito em si. Sei que o intuito da frase é fazer com que a pessoa realmente pense isso ali, mas eu discordo de uma parte dela. Para mim, a frase deveria ser "Não somente por causa da violência das pessoas más, mas também pelo silêncio das pessoas boas.". O mundo nos proporciona bem essa distinção de pessoas boas e más. Conseguimos ver quem está nos fazendo mal, quem está fazendo o mundo sofrer. Está certo que todos nós temos uma parte boa e uma ruim, mas uma sempre prevalece, conforme a pessoa deixa. No outro post, falei que as pessoas me fascinam e decepcionam, eis o porquê da decepção.
Exatamente esse o intuito desse post, mostrar diretamente o lado ruim do mundo. Sei que falei de coisas ruins nas partes boas também, mas agora inverterei. O que de ruim vemos no mundo? Primeira coisa que me vem na cabeça é a violência mesmo. Por todo lado vemos isso. Nos noticiários, é assunto constante. Mortes, assaltos, guerras, esquartejamentos. Sim, tudo isso acontece nesse mundo. Mas e a paz? Não sei, não vejo ela. Mas nem tudo é escuridão. Se pensarmos por um lado, vemos generosidade e vontade de mudança em algumas pessoas. Cito um exemplo que para mim, um amante da internet, me chamou muita atenção: o protesto que foi organizado pelo facebook no Egito e o seu real efeito.
Enfim, não é somente de guerra que a maldade do mundo se sobrepõe. Algo que é muito visto é o jogo de interesses. Uma nação se torna "amiga" de outra e logo começa a exploração. E há algo pior? Sim, um país simplesmente vai e se apossa das terras de outro. Ao invés de termos um limite de terras, há um país que se sobrepõe aos outros. Cito de exemplo os Estados Unidos, com todo o seu poder perante o mundo, querer censurar toda a internet global por conta de problemas com downloads e controle em seu território. Será que um país tem tanto poder sobre tantos outros a ponto de fazer isso? Não, tanto que não saiu do papel a ideia. Não falo isso como um internauta revoltado, é somente um exemplo. Há uma hegemonia mundial por conta do poder, seja esse aquisitivo ou militar. 
Pois é, com essa ambição pelo poder, como podemos viver num mundo tranquilamente? Um querendo subir pisando no outro. Sim, você vive num mundo em que isso acontece, e muito. Desde as mais baixas camadas até o topo. Mas nem tudo no mundo é trevas, há quem saiba subir na vida dignamente, sem ser ambicioso. As pessoas surpreendendo.
O que de ruim o mundo tem ainda? Corrupção, destruição, fome, crises, desonestidade, etc. Preciso citar mais algo? Coisas ruins não faltam nesse mundo. É aí que devemos parar e pensar nas coisas boas. Novas pessoas nascem a cada instante, podendo trazer a luz e a esperança que precisamos para esse mundo. ONGs vem fazendo seu projeto e tentando melhorar a sociedade. As pessoas estão começando a entender que a mudança vale a pena, estão começando a aprender o valor que tem na sociedade. Enfim, deixo aqui outra citação:

"Nós devemos aprender a conviver como irmãos ou iremos perecer juntos como tolos." Martin Luther King.

Acho que a frase expressa bem o que eu gostaria de dizer: viver como irmãos é uma tarefa difícil, mas que vale muito a pena. Então, reflitam. Se só vemos coisas ruins no nosso dia a dia, por que não procurar as coisas boas? Ao invés de reclamarmos de algo ruim, por que não mudamos isso? Se tudo está indo para um rumo ruim, por que não sigo por outra estrada? 
Procuremos melhorar nas pequenas coisas. O que um dia é pequeno, pode se tornar muito grande. Eu cansei de reclamar do mundo, prefiro pensar na mudança dele agora. Não estou querendo caminhar para a estrada ruim, quero uma longa boa caminhada. Não estou querendo ser revolucionário, só estou aprendendo a viver nesse mundo com um olhar otimista.

Um grande abraço,
Pedro Meyer.

2 comentários:

  1. Impressionante, primeira postagem que vi do fórum, me identifico muito com o ponto de vista, vou ler mais desses artigos. Parabéns, Pedro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o comentário e peço desculpas pela demora de responder, mas esse blog está sem uso há um bom tempo. Espero que as outras postagens possam lhe agradar também, apesar de poderem ser bem diferentes dessa.

      Excluir